
Roteiro de aprendizagem
I – TÍTULO DA AULA: Brincando e aprendendo
II – DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Professor(es):
Clenara de Souza Feijó
Disciplina:
Alfabetização
Oferta no(s) Curso(s):
Ensino Fundamental - Séries iniciais
Carga Horária da aula
2 horas
III – OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Desenvolver a memória, a atenção e a percepção visual e auditiva;
Reconhecer a vogal inicial dos desenhos;
Escrever a letra inicial dos desenhos completando o alfabeto;
Brincar com as letras, ordenando-as e formando o nome dos desenhos.
IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Percepção visual e a auditiva
Coordenação motora;
Atenção;
Memória
V – APRESENTAÇÃO
As atividades serão desenvolvidas com uma menina com Deficiência Intelectual (Síndrome de Down) e com um menino com deficiência auditiva mista, e também com dificuldades na fala, ambos alunos de 3ª série.
V – METODOLOGIA
O trabalho será desenvolvido individualmente, pois as crianças necessitam de auxílio do professor nas atividades propostas no computador, primeiro será o jogo da memória (memória das frutas), após passaremos para o jogo das vogais onde as crianças deverão arrastar o desenho até a vogal inicial; depois faremos o jogo das iniciais que consiste em escrever a letra inicial dos desenhos para completar o alfabeto e por último será o jogo brincando com as letras, onde as crianças deverão ordenar as letras do nome dos desenhos abaixo da escrita correta.
Todos os jogos possuem áudio e facilitam na compreensão e na discriminação das letras, incentivando os jogadores com palavras de elogio.
ATIVIDADES PROPOSTAS
Jogo da memória das frutas;
Jogo das vogais;
Jogo das iniciais;
Jogo brincando com as letras.
ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM
Será avaliado a iniciativa, o comportamento e a atitude diante dos jogos;
O entendimento das regras dos jogos;
Reconhecimento das letras;
MATERIAL E RECURSOS AUXILIARES
Computador
VI – REFERÊNCIAS BÁSICAS
http://www.pmf.sc.gov.br/
http://www.atividadeseducativas.com.br/
Considerações
A atividade desenvolvida com estes alunos contribuiu muito para o desenvolvimento da criatividade e autoestima deles, uma vez que, trabalhar no computador motiva demais as crianças, elas conseguem viajar num mundo mais colorido e receber de maneira mais imediata a resposta das suas tentativas. Penso que, se todos os professores pudessem desenvolver um trabalho parecido com este pelo menos uma vez na semana com seus alunos, teríamos mais evoluções na aprendizagem pois eles teriam mais prazer em aprender.
"Toda inclusão depende, primordialmente, do olhar de cada um."
Nenhum comentário:
Postar um comentário